Para começar a falar do que o reino do nosso Seridó potiguar tem de maravilhoso, precisamos citar um dos principais pontos turísticos da região. O Castelo Di Bivar, em Carnaúba dos Dantas, é um obra medieval em pleno século XXI.
O Castelo foi construído em uma colina, a 310 metros acima do mar e está localizado a poucos quilômetros do centro de Carnaúba dos Dantas. Por ser uma propriedade privada, para realizar visitas é necessário reservar com antecedência. Já coloque o Castelo Di Bivar como parada em sua próxima rota de viagem! Agora falando do que a gente enche a boca d’água, você conhece a história da famosa Paçoca de pilão, típica do nosso seridó?
De origem indígena, e feita tradicionalmente com farinha de mandioca e carne seca, a paçoca é nomeada a partir do termo indígena PA-SOKA, que quer dizer “esmagar com as mãos”, fazendo referência ao antigo modo de seu preparo, onde a carne e a farinha eram socadas em um pilão. Segundo o site Quora, “a paçoca servia como alimento dos garimpeiros que saíam para procurar diamantes às margens do rio Tibagi, no Paraná, e teve origem nos alforjes dos tropeiros e dos senhores das sesmarias dos Campos Gerais. A paçoca de carne servia como refeição dos tropeiros, que levavam até 20 dias para chegar aos destinos e precisavam de uma refeição que fosse preparada rapidamente. Com o passar dos anos ela foi aperfeiçoada com outros ingredientes e passou a ser industrializada comercialmente”. Uma paçoca com feijão verde cairia bem agora, ein? Se é do nosso Seridó, é comida boa e da terra!
Leave a Reply