Caicó é conhecida por muita gente por causa do Carnaval, que movimenta a cidade e leva multidões para curtir os dias de folia. Mas a cidade vai muito além dos dias festivos do mês de fevereiro e tem muito mais a oferecer e ser explorada. No quesito fé, Sant’Ana, a avó de Jesus tem seu dia celebrado com muita festa e devoção. Mas outra santa também foi homenageada com um monumento muito conhecido na região e em todo o estado: Nossa Senhora de Fátima com o Arco do Triunfo.
O Arco do Triunfo foi construído para marcar a passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima pela cidade em 22 de novembro de 1953. O dia ficou marcado na localidade e, logo após, o então bispo da Diocese de Caicó, Dom José Adelino, teve a idéia da construção do monumento, contendo uma réplica da mesma imagem que havia peregrinado na cidade. Foi inaugurada em 15 de agosto de 1958 após 5 anos de obra. Tem 16 metros de altura e 8 metros de largura, localizado na praça da Matriz de Caicó, de frente para a Catedral de Sant’Ana. A imagem de Nossa Senhora de Fátima está logo acima do Arco, envolta por várias lâmpadas para que fique bem iluminada ao anoitecer.
Em séculos anteriores, era bastante comum a construção de “Arcos do Triunfo” para homenagear acontecimentos importantes, geralmente para marcar vitórias após batalhas de grande relevância. Porém, em Caicó, a construção do monumento ganhou outro sentido devido à passagem da imagem pela cidade, simbolizando algo muito valioso e importante para a Igreja Católica, além de celebrar a fé e o amor deixado ali. E você? Já visitou o Arco do Triunfo em Caicó? Se ainda não foi, não deixe de visitar e conhecer esta obra tão importante para toda a comunidade caicoense e seridoense.
Leave a Reply